X Promoções

Página Inicial | FEF - Festas e Fotos

PROJETO PHOTON

Publicado em Ago 19, 14:33

 

UNIDADE INTEGRADA SESI SENAI DE VESPASIANO

GERÊNCIA MAURÍCIO ALVES

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA LUCIANA LOPES

ARTE EDUCADORA ALOMA DE OLIVEIRA BATISTA MORAES

 

       

 

1)   Como começou

 

ANTES DE SERMOS PHOTON

Minha única turma no SESI em Vespasiano é o 1º ano do Ensino Médio. Meu contato com o aluno é pouco para o tamanho da arte. É praticamente impossível tratar em sala de aula todos os muitos assuntos que permeiam o mundo da arte e principalmente o mundo de cada um dos alunos.

            Estamos sempre correndo atrás de um tempo nos corredores para falarmos de artistas, mostras, filmes, bienais, livros, museus, sites e mais uma meia dúzia de interesses comuns a pessoas que, de alguma forma, viram na arte um caminho.

            Aos poucos, fomos nos encontrando também virtualmente, no instaram, alguns me seguindo, eu seguindo outros... Fomos nos identificando, até que um dia a foto veio com um comentário de quem via além da imagem, de que queria saber do professor se aquele registro falava também a língua da arte. Pronto. Ali achamos um tempo para outros encontros, unidos pelos # nos comunicávamos por imagens. E os seguidores/alunos, entre o virtual e o real deixavam seus recados. Mas isto bastava?

Gustavo* já estava no segundo ano, não era mais meu aluno, mas os # permitiram que continuássemos aprendendo juntos. Eu estava terminando a aula quando ele bateu na minha porta, falou de uma foto que havia gostado e também, que estava percebendo que muitas pessoas da escola estavam juntas no instagram. Ali, veio a pergunta: “_Aloma, será que poderíamos formar um grupo?”  O que ele não havia percebido é que o grupo já havia se formado, o que faltava era equilibrar os objetivos de um mundo real com o mundo virtual e permitir oficialmente um encontro entre ambos.  _Aceito.  

Virou vontade, virou projeto, virou verdade, viramos Photon.

Aloma Batista – Arte educadora-

Texto para abertura da 1ª Exposição Photon

 

*Gustavo Barbosa aluno Photon  no 3º ano/ensino médio em 2013.

 

 

 

2)  Primeiros acontecimentos

– Mostra em evento MUNDO SESI/SENAI  2013.

A elaboração de uma exposição de imagens com diferentes olhares e abrangências feitas dentro das oficinas do SENAI/ Unidade Vespasiano propiciou uma maior inter-relação entre alunos/escola/indústria.

Neste momento fomos vistos pela primeira vez pelo público, e recebemos um olhar de aprovação e apoio do nosso gestor Sr. Maurício Alves, e da nossa coordenadora pedagógica Luciana Lopes, que nos orientam e motivam.

 

3)  Busca por outros espaços

-  Centro de Cultura Nansem Araújo e Galeria de Arte SESIMINAS

Por sugestão da Coordenadora Luciana Lopes e mediação da Bibliotecária Cristiane Lelis. Marcamos um encontro com Esther Mourão (Ticha) para vermos a possibilidade de uma exposição dos alunos do Photon na Galeria de Arte do Centro Cultural. Ficamos gratificados com a receptividade ao nosso projeto e de imediato nos foi cedida uma data para fazermos a mostra. Neste mesmo dia, em reunião com a Ticha, também estava a Giseli do Centro de Memória. Elas nos informaram de uma demanda de palestras e imagens para as Olimpíadas do Conhecimento e que mandariam a sugestão do nome do Photon para ocupar a grade de palestrantes no Cyber Café do evento. Aceitamos honrados mais este desafio.

Voltamos ao Centro de Cultura para levarmos os alunos do Photon, que ainda não conheciam o espaço. Na oportunidade a Ticha e a Gisele prepararam uma série de atividades para receber nosso grupo. Conhecemos o teatro, o funcionamento das partes do palco, conversamos com os técnicos de som e luz. Fizemos uma visita à Escola de Dança, às salas de música, onde tivemos o prazer de encontrar com o maestro regente da orquestra, conhecemos a biblioteca e o Centro de Memória, na galeria foi feito um fechamento da visita, com depoimentos dos alunos e bate papo sobre a exposição.   

 

4)  Preparação para a exposição

-Foram vários meses fotografando, criando imagens capazes de revelar no mesmo espaço, sutilezas, histórias e memórias. O tema da exposição foi “Ao trabalho”. Montada sob a curadoria de Ester Mourão na Galeria SESIMINAS com abertura dia 23/9/14 e visitação de 24/9 a 19/10/14. A mostra é composta por trabalhos captados pelas lentes e pela sensibilidade de cada um dos integrantes que buscaram a partir de suas imagens, a aproximação a este mundo que os envolve e que permeia suas vidas.

 

Como subtemas foram desenvolvidos:

1-    para começar o dia – Fotos feitas no Mercado Central em BH

2-    Para ganhar o dia – Fotos feitas no Mercado Central em BH

3-    Da matéria à origem – Fotos feitas na Delp

4-    Da origem à forma – Fotos feitas na Delp

5-    Da origem ao movimento – Fotos feitas na Delp

6-    Da origem ao ser- Fotos feitas na Delp

Foram expostas 116 imagens 30x30cm e 24 imagens 62x62cm.

 

Para que estas imagens fossem registradas contamos com o apoio da Delp, que nos recebeu em sua unidade industrial, e da Segurança do Mercado Central que orientou nosso acesso ao espaço. Toda a produção e organização do evento ficaram a cargo de Ester Mourão e do SESIMINAS. E para que todos os compromissos, contatos, acertos, envios de materiais e comunicações fossem realizadas, contamos com Cristiane Lelis e Luciana Lopes.

 

5)  Olimpíada do Conhecimento

Em reunião na Gerência de Educação, com a Lucília e Ana Chistina, fizemos os acertos decisivos sobre a palestra do grupo. O Grupo Photon, fez uma apresentação na Olímpiada do Conhecimento/2014 no dia 3/9/14, no espaço Cyber Café. Tivemos de 15:00 ás 17:00 horas para falarmos ao público presente, um pouco do que é o Photon. Falamos das fotografias como um recurso didático de alta eficiência, principalmente através das modernidades que circulam pelas salas de aula, os aparelhos celulares. Abordamos também sobre o trabalho com a fotografia promovendo a integração entre todas as disciplinas e como as imagens carregam importantes registros de vida e sentimentos.

O público participou de uma oficina de produção de imagens onde puderam analisar e debater sobre suas próprias criações e conhecer as criações do Photon. Entre os presentes estava o fotografo João marcos Rosa, do National Geografic,, que também participou da oficina. 

 

6)  PHOTON NO CLUBE SESI vESPASIANO

 Constantemente acompanhamos eventos esportivos do Clube SESI de Vespasiano, mostrando de forma diferente como a fotografia pode registrar a história e os momentos de lazer e esporte. Passeio ciclístico, campeonatos, e diferentes encontros esportivos são vistos e registrados pelas lentes dos PHOTONS.

 

7)  MOSTRA INTERNA delp 2015

            Algumas imagens produzidas na Indústria Delp, foram expostas no refeitório da indústria, local onde todos os colaboradores transitam e entram em contato diário com as imagens feitas pelo grupo. Este contato com as obras, gera constantes reflexões e debates sobre esta nova forma de olhar, provocando diariamente a sensibilização, fruição e a estesia.

 

8) Exposição Palácio das artes “Nair Fonseca Lisboa” - 2016

Acontecendo no Palácio das artes até o dia  04/09/2016, A exposição “Ao TRABALHO” ocupa as galerias 1 e 2 do Palácio das Artes em  Vespasiano . A Mostra traz parte da exposição feita em 2014 na Galeria de Arte SESIMINAS e 50 novas peças feitas na Indústria Escadas Síntese e no SENAI/Vespasiano. Para esta Exposição teremos agendamentos de escolas da comunidade que serão recebidas pelo projeto educativo. Estamos prevendo oficinas e rodas de conversa em torno da temática apresentada e dos conceitos e metodologias do Projeto Photon.

 

 

9)  PHOTON VIRTUAL - @grupophoton

Recentemente, abrimos o Instagram do grupo Photon, que até início do ano de 2016 era usado somente para exercícios fechados do grupo. Atualmente, postamos imagens de desafios e estudos, interagindo com o público em geral, o que possibilitou uma resposta mais rápida sobre o trabalho que estamos promovendo.

 

10)  Encontros semanais para estudos

 

Um dos fatores fundamentais para a existência, amadurecimento e fortalecimento do grupo, são os encontros semanais de estudos. Estes encontros acontecem as Quartas-feiras de 17:00 as 19:00h. na Unidade SESI/SENAI em Vespasiano. Neles, são analisadas e selecionadas imagens, debatidas propostas de estudos dentro de diferentes temas, trocadas informações sobre interesses do grupo, da unidade e dos trabalhos que o grupo participa. Estes encontros promovem um exercício constante de companheirismo, troca, respeito mútuo e colaboração. São momentos de críticas e autocríticas que fortalecem o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais ao educando.

 

11) Visão Photon

Ser Photon é ter um olhar atento, é enxergar as infinitas possibilidades de um tema, de um lugar, de um fazer, do ser. O exercício do olhar tem levado nossos alunos a irem além das salas de aula e dos desafios propostos, temos hoje, muito mais que um grupo,  temos  indivíduos formadores de opinião, capazes de enxergar na frente. O que começa pelas lentes dos celulares, vai muito além, ocupando espaços na formação integral. Percebemos alunos engajados, inventivos e descobridores. São capazes de buscar o que não está explícito, mas está ali e é importante ser visto, ser falado, estudado, trabalhado para que os outros também possam ver.

 

No período de 17 a 23 de novembro de 2015, aconteceu no Anexo do Museu Nacional de Brasília, a Exposição de Nível Internacional "Cultura, criatividade e diversidade do Brasil por meio do Instagram".

Milhares de trabalhos foram postados no link Instagram, foi feito um processo de seleção extremamente rigoroso, selecionado algumas centenas, e posteriormente  foram definidos 42 trabalhos a nível Brasil, e destes foram  escolhidos dois trabalhos de integrantes do grupo Photon, sendo uma fotografia da professora Aloma Batista e outra do aluno Gustavo Barbosa Silva.

A professora Aloma esteve em Brasília no dia 17 de nov/2015, onde pode ver os 42 trabalhos sendo expostos no Museu Nacional, num evento de grande magnitude, quando teve a oportunidade de ter reconhecido o seu trabalho pela gestão internacional e nacional do Instagram, além do evento contar com a presença de autoridades do Instagram Mundial e representantes do Ministério da Ação Social.  

 

Temos atualmente, “Photons” nas faculdades de Design Gráfico, Publicidade e Propaganda, Cinema, Administração, Engenharias, trabalhando na indústria, sendo premiados e escolhidos pelos seus méritos e sabemos que onde estiverem farão a diferença.

 

Deixe seu comentário: